
.jpg)

.jpg)
Lista de Selecionados - Silêncios Perdidos
Mike Dutra
Diego Ricca
Kaya
Bruno Esteves
Ivan Timbó
Marcelo Rossas
Ítalo Adler
Luli Pinheiro
Felipe Damasceno
Samuel Macedo
Vinícius (MalPouco)
Meg Pereira
Bruno RMX
Ayrton Pessoa (Bob)
Lista Suplementar (incluso participação)
Ana Júlia Araújo
Márcio Ricardo de Santana
Título da atividade: Silêncios Perdidos / Silêncios Perdidos (oficina).
Sinopse: Introdução aos contextos de paisagem sonora a partir de uma perspectiva artística e tecnológica; uso de softwares, geradores e moduladores de som – reflexão sobre experiências interativas. A oficina também explora o conceito de como a presença e o uso da eletrônica influenciam uma sociedade e suas implicações para a obsolescência programada.
Durante as sessões, a criação de osciladores sonoros, protótipos eletrônicos não convencionais e novos dispositivos de imagem e som – utilizando materiais reciclados de sucata e lixo eletrônico – pode conferir um novo significado e prazer à tecnologia na sociedade.
Como parte da programação, o artista Anthony Tandanzo apresentará uma visão geral e uma introdução ao processo criativo desenvolvido durante a residência artística Signal & Flow: Mobility Data Shaping Urban Life (ST Arts) e sua pesquisa: The Rhythm That Connects Us (que utilizará dados da cidade para criar música e visuais com os quais o público poderá interagir, alterando parâmetros e entradas deste projeto de visualização sonora). Eric Barbosa apresentará a formação Epistemologia da Nova Escuta, composta por Artefatos Sonoros Eletrônicos, Sampleologia (Sample como Ferramenta) e a criação de novos objetos sonoros e instrumentos musicais eletroacústicos.
O programa formativo (workshop) trata das possibilidades inventivas e re-estruturais sobre o pensamento da escuta, paisagem sonora em espaços urbanos, rurais e pós-industriais, cartografias sonoras e de práticas audíveis/aurais - que sensilizam para o bem estar nos centros urbanos, sociais e comunitários.
Facilitadores: Anthony Tandanzo (Equador) e Eric Barbosa (Brasil).
Quando: 03 e 04 de fevereiro de 2026
Horário: 16h às 20h
Onde: Abrigo Plataforma
Endereço: Rua Carlos Vasconcelos, 767(Meireles)
Cidade: Fortaleza, Ceará - Brasil
Informações: www.abrigoplataforma.com
Gratuito
Realização: STARTS, UNIFOR, SonyCSL, European Commission e Abrigo Plataforma
#starts #unifor #sonycsl #abrigoplataforma #fortaleza #europeancommission
.png)
Atividade Formativas:
Ciclo de Formação Abrigo é um itinerário formativo multidisciplinar aplicado à arte, cultura, pensamento, experimentação, ciência e tecnologias formativas de base comunitária na cidade de Fortaleza, Ceará - Brasil (América do Sul). Durante os meses de abril e maio de 2024 - ações e atividades artísticas serão realizadas na sede da Abrigo Plataforma em Fortaleza, Ceará. A terceira edição conta com programações gratuitas, programações com preços acessíveis , programações continuadas e promoção as políticas públicas de ações afirmativas.
🏹
O critério para participação do projeto são jovens, adultos e idosos que tenham interesse em agregar conhecimento em sua formação artística e/ou vivências artísticas - parte de sua programação gratuita será realizada na sede do Abrigo Plataforma (Praia de Iracema); no Abrigo Lab Galeria (um laboratório/espaço anexo localizado no Palácio do Progresso, no centro de Fortaleza) e em parceria com a Associação Cultural AfroBrasileira Pai Luiz de Aruanda - tradicional espaço de cultura, afro-religiosidades, direitos humanos na região da Barra do Ceará.
🎞️
As atividades presentes no Ciclo de Formação Abrigo integram um eixo multidisciplinar de um programa artístico independente e autônomo; socializando práticas e formas de criação artística em aspectos sociais, tecnológicos e comunitários. O programa conta com o suporte em articulação territorial hipermedula.Org (Plataforma Cultural Iberoamericana) e integra a plataforma ResArtis (worldwide network of artistic residencies).








